quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Glossário de termos contábeis

Ajustes: acertos que a empresa realiza na apuração do resultado (normalmente em final de período) para adequar-se ao regime de competência. Exemplos: material de escritório, seguros a vencer, devedores duvidosos, depreciação etc.
Amortização: corresponde à perda de valor do capital aplicado em Ativos Intangíveis (marcas, patentes, fundo de comércio, direitos autorais) e em benfeitorias em propriedade de terceiros.
Ativo: conjunto de bens e direitos controlados pela empresa; é a parte positiva do patrimônio.
Ativo circulante: disponível mais valores que serão transformados em dinheiro, consumidos ou vendidos a curto prazo: contas a receber, estoques...
Capital: poupança aplicada nas empresas; recursos (materiais ou financeiros) investidos pelos proprietários em suas empresas.
Capital a integralizar: capital a ser entregue à empresa na forma de bens ou dinheiro; capital a receber pela empresa, capital a realizar.
Capital próprio: recursos dos proprietários aplicados na empresa que não podem ser resgatados; por isso, são considerados como se fossem da própria empresa; conhecidos também como patrimônio líquido; não exigível.
Capital de giro: corresponde ao Ativo Circulante; recursos correntes, em movimentação.
Capital de terceiros: dívidas exigíveis; dívidas com diversas pessoas ou entidades: governo, fornecedores, funcionários, bancos, financeiras etc.
Capital subscrito: capital comprometido pelos proprietários: assinado, subscrito.
Ciclo operacional: decurso de tempo necessário para a empresa realizar uma operação do seu ramo de negócio.
Circulante: são os recursos em giro da empresa; os recursos de curto prazo, a receber ou a pagar.
Continuidade: princípio, regra contábil que se refere à entidade que está funcionando com prazo indeterminado; algo em andamento; não está em fase de extinção ou liquidação.
Contrato Social: contrato que estabelece as regras para uma sociedade.
Curto prazo: normalmente período de até um ano (365 dias).
Custo: é todo sacrifício (gasto) relativo a bens ou a serviços que serão utilizados na produção de outros bens ou serviços.
Demonstrações financeiras: relatórios contábeis exigidos por lei e pela legislação do Imposto de Renda: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Demonstração do Resultado do Exercício: segunda demonstração financeira exigida pela legislação brasileira (a primeira é o balanço patrimonial). Ela indica o resultado (lucro ou prejuízo) do exercício (do ano ou período contábil).
Depreciação: diminuição do valor dos bens do Ativo Imobilizado resultante dos desgastes pelo uso, ação da natureza ou obsolescência (tornou-se antiquado, perdeu a competitividade).
Despesa: todo sacrifício (esforço) realizado pela empresa no sentido de obter receita. Pode ser vista também como o consumo parcial ou total do ativo (ativo expirado), ou seja, um ativo que já não traz benefícios à empresa.
Dividendos: distribuição do lucro em dinheiro.
Equação contábil: Ativo – Passivo Exigível = Patrimônio Líquido
Entidade contábil: pessoa para quem é mantida a Contabilidade, podendo ser pessoa jurídica ou física.
Exaustão: corresponde à perda de valor decorrente da exploração de direitos cujo objeto sejam recursos materiais, ou florestais, ou bens aplicados nessa exploração.
Exercício social: período social, período de um ano; período a que se referem as demonstrações financeiras.
Exigível a longo prazo: são obrigações que vencerão a longo prazo: financiamentos, títulos a pagar etc. Faz parte do Passivo Não Circulante.
Intangível: bens incorpóreos, sem corpo.
Lançamentos contábeis: escrituração contábil; registros contábeis.
Longo prazo: normalmente, período superior a um ano.
Lucro presumido: lucro fiscal (tributário), calculado multiplicando-se um percentual sobre as vendas, servindo de base de cálculo de Imposto de Renda e Contribuição Social para algumas empresas permitido pelo Fisco.
Lucro Real: lucro fiscal (tributário); lucro que serve de base para cálculo do Imposto de Renda. É calculado no Livro de Apuração do Lucro Real.
Método das Partidas Dobradas: cada operação contábil dá origem a um lançamento duplo: débito e crédito. Não há, portanto, débito sem crédito. Daí a origem do Balancete de Verificação: o total do débito deve ser igual ao total do crédito.
Notas explicativas: notas de rodapé; informações adicionais; informações que complementam as demonstrações financeiras.
Não circulante: são os recursos em giro da empresa; os recursos de longo prazo, a receber ou a pagar.
Obrigações exigíveis: obrigações reclamáveis; no momento em que a dívida vence, sua liquidação é exigida; patrimônio exigível.
Padronização dos registros contábeis: uniformização dos nomes das contas a serem movimentadas pela contabilidade; uniformização de nomenclaturas e procedimentos.
Partidas: lançamento, registro.
Partidas simples: processo de lançamento em que apenas se debita sem que haja crédito correspondente ou apenas se credita sem que haja débito correspondente.
Passivo circulante: compreende obrigações que, normalmente, serão liquidadas a curto prazo: contas a pagar, fornecedores, impostos a recolher, empréstimos etc.
Pessoa física: ser natural, indivíduo considerado como tal a partir do seu nascimento.
Pessoa jurídica: ser abstrato, constituído legalmente através de um contrato, formado por duas ou mais pessoas.
Realizável a Longo Prazo: ativos que serão transformados em dinheiro a longo prazo: empréstimos concedidos a coligadas ou controladas, a diretores etc.
Receita: venda de bens ou serviços ou o resultado positivo dos investimentos realizados pela empresa. A receita aumenta o ativo.
Regime de caixa: regime de contabilidade em que apenas se considera, para apurar o resultado, a receita recebida e a despesa paga.
Regime de competência: regime de contabilidade recomendado pela teoria contábil e pela legislação brasileira; nele, para se apurar o resultado do exercício, consideram-se a receita gerada (ganha) no período – mesmo que não tenha sido recebida – e a despesa consumida (utilizada, incorrida) no período – mesmo que não tenha sido paga.
Tangível: bens corpóreos, físicos.
Usuários da contabilidade: pessoas ou entidades interessadas em conhecer a situação da empresa para a tomada de decisões: administradores, gerentes, governo, bancos, fornecedores etc.
(Fonte: MARION, José Carlos. Contabilidade Básica, 10. ed. - São Paulo: Atlas, 2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário