quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CUSTOS

1-      O que é Contabilidade de Custos.
A contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços.

2-      Qual a diferença entre custos diretos e indiretos? 
Os custos diretos são aqueles que são facilmente atribuíveis a um determinado bem ou serviço (ex: materiais diretos, mão-de-obra direta). Já os custos indiretos são aqueles custos que beneficiam toda a produção de um bem ou serviço (ex: energia elétrica, aluguel, mão de obra indireta, etc.)

3-      Quais os principais objetivos básicos da Contabilidade de Custos.
A contabilidade de custo foi desenvolvida para fornecer informações de custos para os usuários da contabilidade, além de cumprir uma exigência fiscal, é um valioso instrumento de gestão, fornecendo informações que possibilita à administração gerenciar suas atividades produtivas, comerciais e financeiras

4-      Qual a importância da análise estratégica de custos?
A análise estratégica de custos se inicia eliminando as atividades que não adicionam valor à companhia, com isso poderá reduzir os custos, como conseqüência, reduzir os preços passados para o mercado, ou seja, seus clientes e, estará utilizando desta área como um diferencial perante o concorrente, obtendo uma vantagem sobre eles.

5-      Qual a diferença entre custos fixos e custos variáveis? 
Os custos fixos são aqueles que independem do volume de produção ou venda, representam a capacidade instalada que a empresa possui para produzir e vender bens ou serviços. Já os custos variáveis são aqueles que estão diretamente relacionados com o volume de produção ou venda, ou seja, quanto maior for o volume de produção, maiores serão os custos variáveis totais.

6-      Qual a diferença entre custos e despesas?
Os custos compreendem a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção ou fabricação de um produto ou execução de um serviço. Já as despesas compreendem os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativa, comercial e financeira, que direta ou indiretamente visa a obtenção de receitas

7-      O que significa Ponto de Equilíbrio?
É o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas. .

8-      Quais os principais objetivos básicos da Contabilidade de Custos.
A contabilidade de custo foi desenvolvida para fornecer informações de custos para os usuários da contabilidade, além de cumprir uma exigência fiscal, é um valioso instrumento de gestão, fornecendo informações que possibilita à administração gerenciar suas atividades produtivas, comerciais e financeiras

9-      Por que é necessário que as empresas industriais tenham um bom sistema de Custos?
As empresas industriais têm uma maior produção, isto dificulta o rateio correto de todos os custos, por isso é importante que ela tenha um bom sistema.

10-   Os fatores de custo de um produto em uma empresa industrial são os mesmos que em uma comercial? 
Parcialmente. Para exemplificar: os custos fixos e os custos variáveis são diferentes de uma empresa para outra como por exemplo, enquanto a indústria tem gastos com matéria prima para produção a empresa comercial não tem.

11-   O que são considerados custos de transformação?
São os custos de transformação do material em produtos. É a soma de mão-de-obra indireta e custos indiretos de fabricação.

12-   O que são custos semivariáveis?
São aqueles que possuem uma parcela fixa e uma variável.

13-   O que são os Custos Indiretos de Fabricação – CIF? Exemplifique.
São todos os custos indiretos consumidos e/ou produzidos na fábrica. 
Exemplos: depreciação, aluguel, salário do supervisor.

14-   O que é margem de contribuição?
É quanto cada serviço ou produto vendido contribui para pagar as despesas fixas mensais e quanto contribui para formar o “lucro”.


15-   É verdade que o custo variável unitário é fixo, enquanto o custo fixo unitário é variável?
Sim. Em termos unitários, os custos variáveis permanecem constantes, já os custos fixos unitários podem oscilar dependendo do volume de produção ou venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário